domingo, 9 de outubro de 2011

Esporte Espetacular - Magnus Carlsen uma Mente Privilegiada ?

Olá, Pessoal.. dessa vez não irei postar a matéria que foi publicada hoje no Esporte Espetacular, na rede globo !


Eu vim aqui em defesa dos amadores de xadrez, e em comentar o porque que eu não achei uma matéria que deveria ser ótima, se tornar tão péssima.


Após ver a reportagem que houve hoje, vi critérios que não são bem assim como foi mostrado na TV.


Primeiramente, A matéria deu a entender que a genialidade do Magnus se deve apenas a sua mente privilegiada e não as inúmeras horas de treino diário, como isso só faz quem poderia se interessar por Xadrez perder o interesse ao pensar que não tem uma mente privilegiada, quando na verdade sem dedicação mesmo o Magnus não teria chegado tão longe.


É fato ele joga muito, agora "usar uma parte do cérebro que poucas pessoas conseguem usar", isso não tem nada haver !
é claro que pra um amador, o amador apenas só irá ver um unico movimento só aquele que ele ta pensando afinal ele é um amador "nem se quer deve saber que xadrez é um esporte", e claro que o magnus irá prever muito mais que isso o garoto só vive estudando xadrez e vive desse esporte, claro que ele vai ter melhores conceitos pra varias posições mas isso devido ao estudo excessivo dele, com certeza ele estudou incontáveis conceitos de finais, centro, e abertura, combinações de ataques de bispo e cavalo, torre e bispo, mates em vários movimentos, inúmeras armadilhas etc etc..

Um leigo assistindo isso na tv vai pensar que ele tem algum privilegio cerebral, mas pff
isso é uma tolice, essas pessoas que apenas ver na tv não sabem o quanto ele estudou, o quanto ele pratica
não sabe dos obstáculos que tem de enfrentar pra chegar onde ele chegou, sempre dando o melhor de si, passando horas e horas pra descobrir as melhores linhas pra cada jogada.



Achei que eles colocaram o perfil do Carlsen um pouco estereotipado, foi muito oba...oba.... gênio computadorizado, que vê uma infinidade de movimentos, Para quem gostou ótimo, mas não fez o meu estilo.



Matéria ficou boa, porém enfatizou Carlsen como se outros de seu tempo não tivessem também o mesmo poder de cálculo. 
Matéria Feita para leigos, bem enxuta, no padrão Globo de reportagem. Mas foi legal para divulgar o xadrez num domingão.








Por: Afonso Albuquerque


0 comentários:

Postar um comentário